beleza através das cinzas

beleza através das cinzas
Se nada faz sentido... há muito o que fazer

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

existe diferença entre reciclado e reutilizado?

Primeiro temos que definir o que é termoplástico e termofixo.
Termoplástico é o material que não sofre transformação química quando submetido a processos de conformação a quente (injeção, sopro ou vacum forming). Os mais conhecidos são os polímeros que conhecemos apenas por plásticos. Alguns exemplos são o polipropileno (caixa do seu computador), o polietileno (saco de lixo), o poliestireno (forro da geladeira e isopor) e o polivinil (canos de água).
Os metais também são materiais de altíssima reciclabilidade.
O vidro é o material que pode ser reciclado indefinidamente sem perder nenhuma das suas propriedades e portanto é o material mais ecologicamente correto que conhecemos. A outra vantagem é que se for moido se transforma em areia novamente.
Termofixo ou termoestável é o material que sofre alterações químicas quando submetido a processos de conformação (vulcanização ou catalização).
Dois exemplos fatais para a humanidade são a resina de fiberglass (peróxido é o catalizador maldito) e o pneu que apesar de ser extraido da seiva de uma árvore, uma seringueira chamada Hévea Caucho, é hoje o lixo mais preocupante do planeta ultrapassando até os resíduos nucleares em periculosidade devido à enorme quantidade produzida.
Note que o pneu é reutilizado, mas não reciclado.
Então podemos dizer que:
Reciclado é o material que pode ser transfosmado no mesmo material quando reutilizado. Exemplo: Um tubo de desodorante velho pode ser moido e novamente ser transformado num novo tubo de desodorante (polietileno).
Reaproveitado é o material que não pode ser reciclado e porisso procuramos outras utilidades para ele. Exemplo: Os pneus velhos podem ser moidos e reaproveitados como lastro para asfalto ou para a fabricação de tijolos, mas jamais poderão ser transformados em pneus novos novamente.
Fique atenta com a mentira do tal "pneu Remold", pois o pneu remoldado não é reciclado como uma tal BS Colway afirma. O que eles fazem é o antiquíssimo processo de "Recauchutagem" com um nome bonitinho, ou seja, pegam carcaças já usadas e fadigadas e vulcanizam uma nova manta de rodagem em volta dela dando a impressão que o pneu foi reciclado e passando ao cliente a idéia mentirosa que eles são ecologicamente corretos.
Na verdade essa empresa foi fundada no Brasil para "dar sumiço" nas carcaças canadenses.
Creio que com essas informações você já se dará por satisfeita, mas continue a se informar sobre esse assunto, pois ele é de extrema e vital importância para nós e para que os nossos filhos tenham um futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário